Controlam perdas de processos, produtos e serviços ao identificar, determinar e ana isar causas de perdas, estabelecendo plano de ações preventivas e corretivas. Desenvolvem, testam e supervisionam sistemas, processos e métodos produtivos, gerenciam atividades de segurança do trabalho e do meio ambiente, planejam empreendimentos e atividades produtivas e coordenam equipes, treinamentos e atividades de trabalho.
Atividades:
-Coordenar e efetuar análise de projetos recomendando alterações para eliminar ou minimizar riscos de acidentes e doenças ocupacionais.
-Elaborar manuais, normas, procedimentos e programas de treinamento referentes a segurança e prevenção de acidentes do trabalho.
-Participação da especificação e escolha dos materiais de segurança, uniformes e equipamentos de proteção.
-Atuar na parte de higiene ocupacional, realizando levantamento quantitativo de exposição a fatores de risco;
-Manusear equipamentos de medição de higiene e Segurança do Trabalho;
-Validar e inspecionar sistemas de combate e proteção à incendios.
-Analisar escopos técnicos, laudos e pareceres, elaborar relatórios, controlar dados, estatisticos, redigir normas internas de segurança, ordens de serviço e outras medidas de segurança:
-Inspecionar locais, instalações e equipamentos da empresa;
-Observar as condições de trabalho para determinar fatores e riscos de acidentes;
-Investigar acidentes de trabalho, identificar suas causas e propor melhorias e correções nos processos, manter contatos com serviços médico, próprio ou de outra instituição;
-Coordenar camapanhas educativas sobre segurança no trabalho, orientando a confecção de cartazes e avisos;
-Participar de reuniões sobre segurança no trabalho, apresentando sugestões e analisando a viabilidade de medidas de segurança propostas;